Os eventos digitais continuam em alta

Nos últimos anos, o cenário empresarial passou por uma transformação marcante, impulsionada pela necessidade de uma adaptação urgente durante a pandemia global. Os eventos digitais emergiram como uma ferramenta valiosa para empresas de todos os setores, proporcionando uma conexão significativa e oportunidades de manter e até estender as relações comerciais, mesmo num ambiente virtual.

Nos dias de hoje, mesmo após a superação da pandemia, assistimos ainda aos eventos digitais como sendo uma parte essencial das estratégias das empresas, mesmo tendo havido um tão esperado regresso a eventos presenciais. E faz todo o sentido que assim seja, pois as vantagens do digital continuam a ser inúmeras e permitem uma dinamização de um networking global, que contribui de forma positiva para a performance das empresas.

Vantagens dos eventos digitais

1. Acesso a um leque mais alargado da audiência

Os eventos digitais transcendem as fronteiras geográficas, permitindo que empresas alcancem um público global sem restrições de viagens físicas. Isso abre portas para colaborações internacionais e expansão dos negócios. Simultaneamente, e numa outra perspectiva, permitem também a participação de palestrantes de todo o mundo, enriquecendo a experiência dos participantes, ao expor diferentes perspectivas e tendências globais.

2. Personalização da Experiência

As plataformas digitais permitem que os participantes personalizem sua experiência de evento, escolhendo sessões específicas para assistir com base em seus interesses e necessidades, maximizando o valor do evento para cada pessoa individualmente.

3. Maior Envolvimento do Público

Através de recursos como chats ao vivo, sondagens e QR codes, os eventos digitais facilitam a interação direta entre participantes e palestrantes. Com cenografia 3D totalmente personalizada à marca e recurso a realidade aumentada, é criado um ambiente mais dinâmico. O que permite obter mais impacto nas apresentações e uma maior ligação ao público alvo, já que permite criar conteúdos muito mais apelativos e interessantes, assim como criar mais emoções entre os participantes.

4. Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental

Ao eliminar a necessidade de viagens e reduzir a pegada de carbono associada aos eventos presenciais, os eventos digitais contribuem para práticas empresariais mais sustentáveis, algo que tem cada vez maior relevância num posicionamento de uma empresa.

5. Acesso a Dados de Participantes

As plataformas de eventos digitais têm maior capacidade de reunir dados mais detalhados sobre os participantes, incluindo as suas interações, preferências e áreas de interesse. Esta informação vai permitir uma personalização da comunicação e abordagem de vendas, aumentando a eficácia das suas estratégias.

6. Oportunidades de Networking Estruturado

As plataformas de eventos digitais frequentemente oferecem recursos de networking virtual, como salas de chat temáticas e reuniões one-on-one agendadas. Isto facilita a conexão entre participantes relevantes e a criação de relacionamentos profissionais duradouros, que garantem maior sucesso no retorno do evento, global e individualmente.

7. Maior Retorno sobre o Investimento

Devido aos custos mais baixos associados aos eventos digitais, as empresas conseguem assim um retorno mais rápido e eficaz sobre o investimento, incluindo até pequenas e médias empresas que não têm capacidade para organizar grandes eventos presenciais.

8. Acesso a Dados Analíticos Precisos

As métricas e análises fornecidas pelas plataformas de eventos digitais, facilitam a avaliação com maior precisão do sucesso do evento, o que lhes permitirá tomar melhores decisões para eventos futuros.

9. Maior Flexibilidade de Programação

Os eventos digitais podem ser gravados e disponibilizados posteriormente a pedido. Isso permite não só que os participantes acedam ao conteúdo quando lhes for mais conveniente, mas prolonga o alcance e a durabilidade do evento. Aumenta também o nível de interação entre os organizadores e os participantes, podendo mais uma vez existir uma comunicação mais personalizada e maior retorno das relações criadas.

10. Experimentação e Inovação

Os eventos digitais oferecem um espaço para a experimentação com diferentes formatos, como webinars interativos, painéis de discussão virtuais e sessões de perguntas e respostas. Isso permite que as empresas inovem na sua abordagem de eventos e mantenham o público envolvido e interessado.

Pronto para aproveitar todas as vantagens do digital?