A importância dos audiovisuais nos eventos

O impressionante crescimento da área dos eventos explica-se pelos benefícios que estes geram para as marcas, revelando-se como uma ferramenta de comunicação cada vez mais utilizada pela sua eficácia.

Paralelamente a isto, o sector tem-se profissionalizado. Ainda longe de uma situação ideal, mas começam a sentir-se esforços nesse sentido. E são necessários. Em primeiro lugar pela abrangência e complexidade da actividade. Em segundo lugar porque os participantes dos eventos, o público-alvo, se tornaram cada vez mais exigentes e informados. Em terceiro lugar, e não menos importante, pela crescente opção por parte das marcas por esta ferramenta de comunicação. E torna-se evidente que, ao optarem por esta forma de comunicar, as marcas querem e esperam garantir o ROI (Return on Investment).

Desta forma, parece-me absurdo uma marca fazer um evento que não crie impacto. É atirar dinheiro à rua. É queimar budget de comunicação indevidamente. É perder uma oportunidade, quando só há uma. É não cumprir objectivos.

Um evento, seja qual for a sua tipologia, tem sempre como objectivo último a transmissão de uma determinada mensagem. Quer seja um concerto, um evento corporativo, uma conferência de imprensa, uma reunião de objectivos, um evento para público externo ou um evento interno.

Em qualquer um destes formatos há sempre uma ideia ou uma mensagem a transmitir. Quer-se, portanto, que essa mensagem seja transmitida da forma mais eficiente e que crie impacto junto do público. Só assim o público ficará com o evento e a sua mensagem retidos na memória.

Para criar impacto num evento e oferecer uma experiência memorável concorrem vários factores, mas estou segura de que os audiovisuais são o elemento que mais peso tem para o cumprimento deste objectivo.

Quer seja por meio da criação de ambientes, do cenário de palco, do design da iluminação, da acústica, ou de uma simples projecção de uma apresentação, os audiovisuais podem e devem promover e enfatizar a comunicação num evento.

O conteúdo é importante, mas a cenografia audiovisual pode dar-lhe ainda mais importância, por vezes só em pequenos detalhes.

Porquê? Porque a componente audiovisual estimula os sentidos do público-alvo, aumentando o interesse no assunto e a sua atenção, facilita a comunicação, promovendo a retenção na memória.

O sucesso de um evento depende em grande escala do impacto e da interiorização por parte do seu público da mensagem a ser transmitida, e o recurso à área audiovisual para a concretização deste objectivo é fundamental.

Porque uma imagem {com impacto} vale mais do que mil palavras.

Mainvision Audiovisuais Evento Presencial Prémios Mercúrio